quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Com a realização desse blog pude aprender que todos somos iguais pois somos feitos de carne e osso, mais somo diferentes pois nosso jeito de pensar, agir, nossos valores são diferentes. Aprendi que em qualquer situação que ocorrer na vida, temos que tentar resolve-la acima de tudo com a ética e respeito. Com esse trabalho por mais incrível que seja me conheci melhor e aprendi também que devemos dar valor à todos, e principalmente para mim.
A matéria nos mostrou também que os nossos valores, a nossa personalidade, as nossas atitudes, etc, iram sempre se modificar, mas nunca iram mudar totalmente.
Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, sua criação não envolve a exploração de seres humanos, animais e não provoca danos ao meio ambiente .Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores. Uma outra diferença para o consumo responsável, é que o consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços.
Responsabilidade social
Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres, obrigações, regras e normas impostas para os indivíduos e empresas dentro de uma sociedade.É você agir, pensando sempre nas consequências daquilo para a sociedade, é você pensar sempre em benefício da sua sociedade.Se você assumir uma função dentro da sociedade você deve cumpri-la o máximo que puder, pois se todos pensarem e agirem dessa maneira, a sociedade poderá viver em uma harmonia muito maior do que a qual vivemos hoje.Responsabilidade social é eu me conscientizar que alguns dos meus atos podem melhorar ou piorar algo na sociedade que moramos. É você ser ciente que que todos devem cuidar, respeitar e agir de maneira certa na sociedade como fazemos na nossa vida.
Liderança democrática: este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
Liderança liberal: Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos.
Liderança paternalista: é aquela liderança onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Na sociedade vive diversas pessoas com custumes, crenças, raças e outras coisas diferentes. Para que a vida dessas pessoas possa transcorrer de forma harmoniosa, sem brigas é preciso que haja o respeito coletivo para vencer as barreiras.
É preciso que não haja o preconceito também, pois todos nos somos iguais. Somos feitos de carne e osso e a unica coisa que muda é o nosso físico e nossos valores. Por isso devemos respeitar uns aos outro e não ter preconceito para que todos tenham uma vida com paz.
Moral pode ser facilmente confundida com o direito, pois os dois possuem o intuito de respeitar a vida, a integridade física, psicológicas e espiritual e principalmente a liberdade, dentre outros.
sábado, 19 de setembro de 2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
AUTO CONHECIMENTO
Conhecemos as cores, os números, os fatos, os objetos, as palavras, tudo o que existe no mundo. Conheço uma árvore qundo entendo o que ela é, como vive e como se diferençia das outras coisa. É claro que posso saber muito da árvore ou pouco, msis sei qual é a difernça entre a árvore e um cachorro, ou seja, o conhecimento tem níveis diferenciados, em relação a nossa percepção de mundo.
Autoconhecimento é produzir esse saber e esse entendimento sobre a gente mesmo:como pensamos, como nos sentimos, o que queremos, com que sonhamos, como é nosso corpo, a nossa vida.
terça-feira, 7 de julho de 2009
TAXAS POPULACIONAIS DO BRASIL E SEUS EFEITOS
A distribuição populacional no Brasil é bastante desigual, havendo concentração da população nas zonas litorâneas, especialmente do Sudeste e da Zona da Mata nordestina. Outro núcleo importante é a região Sul. As áreas menos povoadas situam-se no Centro-Oeste e no Norte.
Até recentemente, as taxas de natalidade no Brasil foram elevadas, em patamar similar a de outros países subdesenvolvidos. Contudo, houve sensível diminuição nos últimos anos, que pode ser explicada pelo aumento da população urbana — já que a natalidade é bem menor nas cidades, em conseqüência da progressiva integração da mulher no mercado de trabalho — e da difusão do controle de natalidade. Além disso, o custo social da manutenção e educação dos filhos é bastante elevado, sobretudo no meio urbano.
O Brasil apresenta uma elevada taxa de mortalidade, também comum em países subdesenvolvidos, enquadrando-se entre as nações mais vitimadas por moléstias infecciosas e parasitárias, praticamente inexistentes no mundo desenvolvido.Desde 1940, a taxa de mortalidade brasileira também vem caindo, como reflexo de uma progressiva popularização de medidas de higiene, principalmente após a Segunda Guerra Mundial; da ampliação das condições de atendimento médico e abertura de postos de saúde em áreas mais distantes; das campanhas de vacinação; e do aumento quantitativo da assistência médica e do atendimento hospitalar.
O Brasil apresenta uma taxa de mortalidade infantil de 27.62 mortes em cada 1.000 nascimentos (estimativa para 2007) elevada mesmo para os padrões latino-americanos. No entanto, há variações nessa taxa segundo as regiões e as camadas populacionais. O Norte e o Nordeste — regiões mais pobres — têm os maiores índices de mortalidade infantil, que diminuem na região Sul. Com relação às condições de vida, pode-se dizer que a mortalidade infantil é menor entre a população de maiores redimentos, sendo provocada sobretudo por fatores endógenos. Já a população brasileira de menor renda apresenta as características típicas da mortalidade infantil tardia.
A população de uma localidade qualquer aumenta em função das migrações e do crescimento vegetativo. No caso brasileiro, é pequena a contribuição das migrações para o aumento populacional. Assim, como esse aumento é alto, conclui-se que o Brasil apresenta alto crescimento vegetativo, a despeito das altas taxas de mortalidade, sobretudo infantil. A estimativa da Fundação IBGE para 2010 é de uma taxa bruta de natalidade de 18,67‰ — ou seja, 18,67 nascidos para cada grupo de mil pessoas ao ano — e uma taxa bruta de mortalidade de 6,25‰ — ou seja 6,25 mortes por mil nascidos ao ano. Esses revelam um crescimento vegetativo anual de 1,268.
Expectativa de vida
No Brasil, a expectativa de vida está em torno de 68,3 anos para os homens e 76,38 para as mulheres, conforme estatimativas para 2007. Dessa forma, esse país se distância das nações paupérrimas, em que essa expectativa não alcança 50 anos (Mauritânia, Guiné, Níger e outras), mas ainda não alcança o patamar das nações desenvolvidas, onde a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos (Noruega, Suécia e outras).A expectativa de vida varia na razão inversa da taxa de mortalidade, ou seja, são índices inversamente proporcionais. Assim no Brasil, paralelamente ao decréscimo da mortalidade, ocorre uma elevação da expectativa de vida.
A HERANÇA CULTURAL DO ÍNDIO NO BRASIL
Alimentos: Mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica, tapioca, beiju, manuê, ·
Objetos: Redes, jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca...
Vocabulário: talvez a grande contribuição, pois muitas palavras indígenas foram incorporadas: Pernambuco, Paraná, carioca, Curitiba, Piauí, caju, jacaré, abacaxi, tatu, jaguar (sim, o famoso carro ingles tem nome indígena), etc...
Técnicas: Trabalho com cerâmica, preparo da farinha...até o parto de cócoras...etc.
Hábitos: Uso do tabaco, banho diário, etc.
ATIVIDADES ECONOMICAS NO BRASIL
Centro-Oeste: baseia-se principalmente na agroindústria. Destacam-se as cidades de Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Anápolis, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
Nordeste: baseia-se normalmente em indústrias, petróleo e agronegócio. Políticas de incentivos fiscais levaram várias indústrias para a região. O turismo é bastante forte.
Norte: baseia-se principalmente em extrativismo vegetal e mineral. Merece destaque também a Zona Franca de Manaus, pólo industrial.
Sudeste: possui parque industrial diversificado e sofisticado com comércio e serviços bem desenvolvidos. Destacam-se as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte como os principais centros econômicos do Brasil.
Sul: a maior parte das riquezas provém do setor de serviços, mas possui também indústria e agropecuária bem desenvolvidas. Destacam-se as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre.
A HERANÇA CULTURAL E ECONÔMICA DO NEGRO NO BRASIL
Há de se convir que o capitalismo ao superar o escravismo, jamais efetivou o ideal de liberdade, igualdade e fraternidade para todo o povo, muito menos para a população negra. Nem poderia, já que traz em si o princíio de exclusão estrutural. A riqueza que resulta de um processo coletivo de produção é, inversamente, de propriedade privada ou individual, ao tempo em que a seleção por incentivo à competição e ao individualismo, necessariamente marginalizará muitas trabalhadoras e trabalhadores, sendo propício ao capitalismo justificar tal seleção em uma herança cultural ‘construída’- como a tese de ‘raça inferior’ ou raça mais afim com certas dimensões, como a proximidade com a natureza, o dançar e o cantar, e não dada ao lidar com tecnologia.
Herança Cultural e economica do europeu no Brasil
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, o que implicou a transplantação tanto de pessoas quanto da cultura da metrópole para as terras sul-americanas. O número de colonos portugueses aumentou muito no século XVIII, na época do Ciclo do Ouro. Em 1808, a própria corte de D. João VI mudou-se para o Brasil, um evento com grandes implicações políticas, econômicas e culturais. A imigração portuguesa não parou com a Independência do Brasil: Portugal continuou sendo uma das fontes mais importantes de imigrantes para o Brasil até meados do século XX.De maneira geral, a cultura portuguesa foi responsável pela introdução no Brasil colônia dos grandes movimentos artísticos europeus: renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo. Assim, a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e artes decorativas no Brasil colônia denotam forte influência da arte portuguesa, por exemplo nos escritos do jesuíta luso-brasileiro Padre Antônio Vieira ou na decoração exuberante de talha dourada e pinturas de muitas igrejas coloniais. Essa influência seguiu após a Independência, tanto na arte popular como na arte erudita.
PROBLEMAS DO LIXO E A COLETA SELETIVA
OS TRÊS RS: TEXTOS E INFORMAÇÕES DIVERSAS
Reciclar
Reciclar nos permite inutilizar os enormes lixões, velhos monstros gulosos por lixo. Lixões atraem doenças e, além de tudo, poluem a atmosfera. A reciclagem nos permite, também, economizar matéria-prima, o que alivia o meio-ambiente.
Concluindo, nós só temos a ganhar com a reciclagem e por isso devemos nos esforçar para torná-la uma realidade, não apenas um plano rascunhado num pedaço de papel. E para tanto, devemos nos conscientizar de que a sociedade é formada pelos indivíduos, ou seja, que cada um deve fazer um pouco, a fim de podermos todos fazer tudo.
Reduzir
A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Reutilizar
As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório. Ou seja, nós podemos reutilizar matériais que "achamos que são lixo " que podem na realidade serem usados na criação de muitos objetos.
Observe a tabela abaixo:
AS DUAS REGIONALIZAÇÕES DO BRASIL
Regionalização Político-Administrativa
Região Sudeste
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Sul
REGIÕES GEOECONÔMICAS
Região Centro-Sul
terça-feira, 24 de março de 2009
PROBLEMAS DO BRASIL
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Problemas de Belo Horizonte
Essa charge fala que temos que comprar, mas, devemos ter bom senso e planejarmos antes de gastar.